PORCHETTA RECHEADA COM COGUMELOS

INGREDIENTES:

- 1 peça de lateral do leitão (a peça tem pedaço de lombo, costela e barriga e o peso aproximado é de 2 kg) desossada
- 200 gramas de cogumelo tipo shimeji
- 150 gramas de mostarda de cremona cortada em cubos pequenos
- 200 gramas de jamón serrano
- 150 gramas de cogumelo tipo Paris
- 1 ramo de alecrim picado
- 100 ml de creme de leite
- A gosto de pimenta do reino
- A gosto de sal
- Raspas de limão tahiti.

MODO DE PREPARO:

Abra a manta de carne na superfície de trabalho. Tempere com o sal, alecrim, pimenta do reino e as raspas de limão. Distribua a mostarda sobre a superfície da carne. Salteie os cogumelos em uma frigideira quente com um fio de azeite. Distribua-os sobre a mostarda e cubra com o jámon.

Enrole a peça com cuidado para que o recheio não caia, começando pelo lado do lombo. Faça amarras firmes com barbante e pequenos furos na peça com a ponta da faca. Disponha a peça em uma grade sobre uma forma e leve ao forno por duas horas e meia a 120°C. Assim que a carne estiver macia, aumente a temperatura para que fique dourada, com cuidado para não queimar.

Molho rôti:
Coloque um copo de água junto dos resíduos que ficarem no fundo da forma para soltar com facilidade. Coe com uma peneira e leve ao fogo em uma panela pequena. Acrescente 50 ml de creme de leite fresco e bata com um mixer ou com um fouet. Reserve.

Para montar o prato, retire os barbantes da peça de carne e corte metade da peça em fatias de 1,5 cm. Disponha-as sobre uma travessa e, ao lado da carne, faça uma cama de espinafre com os cogumelos, sobreponha as batatas salsas e, por fim, os brotos de couve mizuna. Regue com o molho rôti.

Rendimento: 6 porções

por Lênin Palhano - Bom Gourmet

Nenhum comentário: