ARROZ À VALENCIANA

INGREDIENTES:

- 400 g de arroz
- 400 g de carne de porco
- 400 g de gambas
- 300 g de lulas em argolas
- 300 g de amêijoas
- 500 g de tomate fresco
- 300 g de ervilhas
- 6 salsichas
- 3 cenouras
- 1/4 de pimento verde
- 1/4 de pimento vermelho
- 1 dl de azeite
- 4 colheres (sopa) de margarina
- Açafrão
- Sal e pimenta.

MODO DE PREPARO:

Leve ao lume um tacho grande com a margarina e o azeite. Junte as argolas de lula e deixe saltear. Adicione o tomate limpo e cortado em cubos e deixe cozinhar até ficar macio. Acrescente depois as cenouras cortadas em rodelas e o pimento verde cortados em tiras. Tape o tacho e deixe cozinhar um pouco.

Junte, de seguida, a carne de porco cortada em cubos e deixe saltear um pouco. Adicione depois as amêijoas e envolva tudo. Coza as gambas em água temperada com sal, durante 2 minutos. Escorra e reserve o caldo depois de coado. Descasque as gambas, reservando algumas com casca para a decoração.

Adicione o arroz ao tacho, junte o caldo das gambas e acrescente mais água, na qual diluiu previamente uma pequena porção de açafrão, de modo a obter um pouco mais do dobro da quantidade do arroz. Deixe ferver, tempere com sal e pimenta e deixe cozer durante 13 minutos.

Um pouco antes de terminar a cozedura, acrescente as salsichas cortadas em rodelas, as ervilhas e as gambas descascadas. Retire do lume, decore com o pimento vermelho cortado em tiras e as gambas com casca que reservou e sirva de imediato.

Tempo de preparo: 1h30
Grau de Dificuldade: Médio

Fonte: InfoDiário

Nenhum comentário: