COSTELA SUÍNA COM CERVEJA

INGREDIENTES:

- 1 1⁄2kg de costela suína cortada em ripas
- Tomilho e sálvia picados a gosto
- 1 colher (sopa) de sal (15 g)
- 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha
- 1 fio de azeite
- 1 colher (sopa) de alho triturado
- 1 lata de cerveja (360 ml)
- 1⁄2xícara (chá) de água (120 ml)
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate (30 g).

MODO DE PREPARO:

Tempere 1,2 kg de costela suína cortada em ripas com tomilho e sálvia picados a gosto, 1 colher (sopa) de sal e 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha.

Numa panela de pressão, em fogo alto, aqueça muito bem 1 fio de azeite e coloque metade das ripas de costela temperadas (com a parte da carne virada para baixo) e doure bem pingando água para não queimar. Depois de bem dourada transfira só a costela para um refratário e doure a outra metade das ripas de costela. Reserve no refratário.

Na mesma panela onde dourou a costela (e que ficou com gordura), coloque 1 colher (sopa) de alho triturado em fogo alto e doure. Adicione 1 lata de cerveja, ½ xícara (chá) de água, 2 colheres (sopa) de extrato de tomate, mexa e volte as ripas de costela para a panela (novamente com a parte da carne virada para baixo). Tampe a panela e deixe cozinhar mais por 25 minutos depois de pegar pressão. Apague o fogo e retire a pressão e sirva a costela com o molho que se formou na panela (se precisar despreze a gordura), canjiquinha e anéis de cebola grelhada.
Rendimento: 4 porções
Fonte: Receitas GShow

Nenhum comentário: