LOMBO DE PORCO RECHEADO LIGHT

Com recheio de espinafre e cogumelos, prato também leva molho temperado
Unir sabor à saúde no Natal não é uma tarefa difícil. O segredo está no preparo dos pratos com ingredientes aromáticos. O lombo de porco light do Vigilantes do Peso é temperado com vinho, molho de soja e mostarda, mistura que, posteriormente, é reduzida a um delicioso molho para regar a carne. Com recheio de espinafre, cogumelos e pimentões, o prato é a opção ideal para continuar saudável mesmo após as ceias de fim do ano. 

                                  Lombo de porco recheado light (Foto: Divulgação)
Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 8 porções
Nível de dificuldade: médio

PARA PREPARAR O RECHEIO:

INGREDIENTES:
2 colheres (chá) de azeite
1 cebola picada
1 pão francês em cubos
½ xícara de espinafre cozido, espremido e picado
½ xícara de pimentão amarelo e vermelho picado
½ xícara de cogumelos em conserva picados
6 azeitonas verdes picadas (30 g)
Tomilho fresco

MODO DE PREPARO:

Numa caçarola em fogo médio, aqueça o azeite e cozinhe a cebola por 2 minutos, até ficar transparente. Acrescente o pão, o espinafre, os pimentões, os cogumelos, as azeitonas e o tomilho. Cozinhe por 5 minutos. Espere amornar.

COMO FAZER O LOMBINHO LIGHT:
Ingredientes:
1 peça de lombinho de porco sem gordura (800 g)
½ xícara de vinho branco
4 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de mostarda
Suco de 1 limão
½ colher (chá) de sal
¼ de colher (chá) de pimenta em pó
2 colheres (chá) de farinha de trigo (reserve)

MODO DE PREPARO:

Abra o lombinho em um pano de prato bem grande. À parte, numa tigela, misture o vinho, o molho de soja, a mostarda, o suco de limão, o sal e a pimenta. Acrescente o lombinho, envolva no tempero e deixe por 30-45 minutos.
Retire o lombinho do tempero. Espalhe o recheio sobre o lombinho aberto e vá enrolando como um rocambole. Prenda com um barbante culinário. Arrume em uma assadeira, regue com o tempero e cubra com papel-alumínio.
Preaqueça o forno a 200ºC. Asse por 1 hora. Retire o papel e deixe dourar por 15 minutos. Espere amornar, corte em 16 fatias e arrume numa travessa.

PARA O MOLHO:
Transfira o caldo da assadeira para uma panela e adicione a farinha e 1 xíc. de água. Leve ao fogo, deixe engrossar e sirva. Para cada fatia do lombinho, sirva uma colher de sopa do molho. Se quiser, enfeite a travessa com rodelas de limão.

Fonte:gnt

Nenhum comentário: