TORTA DE RICOTA COM NOZES E CALDA DE DAMASCO

Prato é leve e nutritivo, ideal para a ceia natalina
A torta de ricota com nozes e calda de damasco é ideal para o calor de um país tropical como o Brasil. A massa é feita com biscoito maisena, ingrediente muito usado como base de sobremesas mais elaboradas, devido ao seu sabor suave, que permite que ele se junte aos demais ingredientes da receita sem interferir no resultado final. A receita leva ainda ricota, damasco, leite condensado diet e creme de leite light, ingredientes que deixam o prato mais leve e nutritivo.
 “A união destes ingredientes é ideal para o nosso clima. O damasco, por exemplo, é rico em vitaminas A e B, além de conter uma grande quantidade de ferro e poucas calorias. Já a ricota oferece fácil digestão devido ao perfil de aminoácidos que compõe suas proteínas, tem vitaminas A, D, E, B e os minerais zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo”, explica a nutricionista Camila Benassi, da Equilibrium, consultoria da Adria.
Aprenda como preparar esta sobremesa para ceia de Natal.

INGREDIENTES:

Massa:
. 1 embalagem de biscoito maisena (200g)
. 100 g de margarina vegetal em temperatura ambiente

Recheio de Ricota:
. 1 lata de leite condensado diet
. 1 lata de creme de leite light
. 250g de ricota
. 1 envelope de gelatina sem sabor
. 1 xícara (chá) de nozes, picadas

Calda de Damasco:
. 200g de damasco, picados em tirinhas finas
. 1 xícara (chá) de açúcar light

MODO DE PREPARO:

- Comece preparando a massa. Leve ao processador o biscoito e bata até obter uma farofa. Despeje numa tigela funda, junte a margarina e amasse bem com os dedos para ligar tudo. Forre o fundo de uma forma desmontável (27cm de diâmetro). Leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até dourar e reserve.

- Prepare o recheio de ricota. Dissolva a gelatina sem sabor em 5 colheres (sopa) de água fria, leve ao banho-maria ou micro-ondas e deixe aquecer sem ferver e reserve.

- Leve ao liquidificador o leite condensado, o creme de leite, a ricota e bata até envolver bem todos os ingredientes. Despeje a gelatina dissolvida e bata por mais 3 minutos. Retire do liquidificador, misture as nozes delicadamente e reserve.

- Despeje o recheio sobre a massa e leve à geladeira por 3 horas.

- Prepare a calda de damasco. Numa panela pequena, caramelize o açúcar, junte 1 xícara (chá) de água, o damasco e deixe cozinhar por 5 minutos ou até que a calda fique consistente, deixe esfriar e reserve.

- No momento de servir, desinforme a torta sobre um prato raso, espalhe por cima a calda de damasco e sirva a seguir.

Rendimento: 15 porções
Calorias por porção: 363 kcal

* Receita da Adria

Nenhum comentário: