PERU ASSADO COM RECHEIO DE CASTANHA PORTUGUESA

INGREDIENTES
150 g de castanhas portuguesas
150 g de manteiga
4 colheres (sopa) de suco de laranja
4 colheres (sopa) de suco de tangerina
150 ml de suco de limão
1 peru inteiro
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
250 g de carne moída
250 g de carne de porco moída
1 cebola pequena picada
100 g de arroz cru
4 colheres (sopa) de pinoli
4 colheres (sopa) de uvas-passas (opcional)
75 g de manteiga
120 ml de caldo de galinha
2 colheres (sopa) de conhaque
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora

MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 170ºC.
Faça uma pequena incisão em cada castanha e coloque em uma frigideira em fogo médio. Cozinhe, mexendo sempre, até tostar. Retire do fogo, descasque e pique.
Derreta 150 g de manteiga em uma panela e misture o suco de laranja, suco de tangerina e suco de limão. Esfregue o peru por dentro e por fora com a mistura, reservando um pouco para regar. Tempere com sal e pimenta.
Em uma frigideira grande em fogo médio, cozinhe as carnes com a cebola. Escorra a gordura da panela. Junte o arroz, a castanha, o pinoli, as uvas-passas, 175 g de manteiga, o caldo e o conhaque. Tempere com 1 colher de chá de sal e 1/2 colher de chá de pimenta. Continue cozinhando até que todo o líquido tenha sido absorvido. Encha a cavidade do peru com a mistura e feche, costurando com um barbante de cozinha.
Coloque o peru em uma grade sobre uma assadeira e cubra com papel alumínio. Coloque um pouquinho de água (meio centímetro) no fundo da assadeira. Mantenha esse nível de água durante todo o tempo de cozimento.
Asse o peru no forno preaquecido por 3 a 4 horas, pincelando de vez em quando com a manteiga misturada com os sucos. Aumente a temperatura do forno para 200ºC durante a última hora e retire o papel alumínio. Cozinhe o peru até chagar a uma temperatura interna mínima de 74 graus C. Deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente antes de cortar.
Serve: 12 pessoas
Tempo: 5horas20mins

Fonte: allrecipes

Nenhum comentário: