"FRANGO COM LARANJA E BACON" - "ASSADO NO SUCO DE LARANJA" - "FRANGO À DUQUESA DO CHEF ÀLVARO RODRIGUES"

Receita irma de uma antiga que nós ja postamos aqui da Palmirinha Onofre.  Este frango é uma delicia, daquelas que não tem como ficar ruim...
O Chef Álvaro Rodrigues assou com batatas. Como estamos aqui tentando perder o vicio come-se só Batatas nesta casa, aproveitei a receita dele para assar com Cenouras e Mandioquinha, combinam com  suco de laranja. 

Marinar na vespera igual ao frango da Palmirinha, sim faz diferença... Essa eu fiz sem marinar, do frango comprado, tudo ficou por conta do forno mesmo... Resultado foi excelente!

INGREDIENTES:
1.a Etapa - Temperar o Frango
1 e 1/2 kg - 8 partes de frango (eu usei só coxas - Chef  Alvaro só sobrecoxas) - sem pele esfaqueadas rente o osso,  para nao coagular sangue
agua + cachaça - por minha conta - para  lavar tirar o cheiro de frango cru
pimenta-do-reino moída na hora
sal pouco
colorau
alho - coloquei 1 colherada de alho batido com óleo


2.a Etapa - Molho de Laranja Temperado
1 colher (sopa) farinha de trigo
3/4 xícara de suco de laranja puro (exatos sucos de 3 laranjas pera casca fina)
2 colheres (sopa)  mostarda (usei a dijon forte)
2 colheres (sopa) maionese
1 colher (sobremesa) sal
1 colher (chá) alecrim - coloquei +

3.a Etapa - Montagem no Refratario
8 fatias de bacon
legumes em rodelas acompanhamento - eu usei Cenoura e Mandioquinha (cruas) - Chef Alvaro sugere 750 g de rodelas de batatas (pre-cozidas al dente)
molho de laranja para regar
2 colheradas de manteiga em pedaçinhos espalhadas
parmesão para polvilhar

Rendimento Testado pela Priscila:
4 porções almoço para 4 pessoas - casa de mãe esquece que é 1 coxa pra cada....  2 coxas para cada.
Pilotando a Cozinha com Priscila:
1 - Tire a pele do frango, lave com água misturado com cachaça, para tirar o cheiro de frango cru. Esfaqueie rente ao osso para não coagular sangue quando for assar. Tempere com pouco sal, colorau, pimenta-do-reino moida na hora e alho batido..
2 -  No refratario que vc irá servir, Escolha um pequeno para o frango nadar no suco de laranja temperado.  Enrole as fatias de bacon, concentrando na carne. Arrume cada coxa.
3 - Molho de Laranja Temperado - Coloque a farinha de trigo 1.o e despeje aos poucos o suco de laranja, acrescente o restante e mexa ate desmanchar.
4 - Coloque o seu acompanhamento entre os pedaços (eu usei Cenoura com Mandioquinha, Chef Alvaro usou batatas).  Regue o todo o molho de laranja temperado. Espalhe pedaçinhos de manteiga sobre a superficie.
5 - Polvilhe parmesão.. Leve ao forno para assar aberto por 50 minutos a 1 hora, forno ja preaquecido a 200.oC. Vai encher de liquido + um pouco, cozinhar e evaporar ate assar.
6 - Cheiro muito bom  e gostoso.. Cada um vai querer + 2 coxas...  Ta na conta.

Fonte: Receita do Chef Álvaro Rodrigues, das antigas. Tem + 20 anos esta receita, Ele ensinou este frango no Tempo da Ana Maria Braga no Programa Note & Anote na Tv Record. - E repostou a receita na Galeria de Fotos dele novamente no Facebook.

Nenhum comentário: