BOLO BRIGADEIRO

INGREDIENTES:
(Chávena usada com 225ml de capacidade)
 5 ovos
1 chávena de açúcar
1 chávena de leite
2 chávenas de farinha
½ chávena de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento
(sim, não leva manteiga ou óleo!)

RECHEIO E COBERTURA:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
¼ chávena de chocolate em pó
Granulado de chocolate para decorar

PREPARAÇÃO:

Peneire a farinha com o chocolate e o fermento e reserve.
Bata as claras em castelo firme. Sem deixar de bater vá depois misturando as gemas, uma a uma. Acrescente depois o açúcar e o leite (sempre sem parar de bater com a batedeira em velocidade não muito alta).
Acrescente agora delicadamente a mistura de farinha previamente peneirada e envolva bem com a ajuda de uma colher de pau.
Coloque a mistura numa forma redonda previamente untada e polvilhada e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 35 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
Entretanto prepare o recheio e cobertura. Num tachinho misture o leite condensado com o chocolate em pó e a manteiga e leve ao lume, sem parar de mexer, até engrossar, cerca de 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
Depois de frio corte o bolo de modo a formar dois discos do mesmo tamanho. Coloque uma das metades no parto de servir e recheie com metade do creme. Cubra com o outro bolo e verta o restante creme sobre o bolo para formar a cobertura. Decore depois abundantemente com o granulado de chocolate.
Guarde no frigorífico até servir.

Fonte: para cozinhar

Nenhum comentário: