DOIS TIPOS DE DOCE DE LEITE: DOCE MOLE E DOCE TALHADO

Dividi o leite em duas panelas e decidi fazer dois tipos: o talhado e o liso.
Sempre que você for fazer doce de leite, use uma panela que caiba mais que o dobro do volume usado. Isso evita que o leite derrame e suje todo o seu fogão.
Se você for fazer os dois tipos de doce, como eu fiz, jamais use a mesma colher para mexer os dois doces. A colher do doce talhado pode azedar o seu doce liso...
A receita é bem fácil...

PARA O DOCE DE LEITE TALHADO:

INGREDIENTES:

. 3 litros de leite caipira
. 600 g de açúcar (*)
. suco de 2 limões ( eu usei 1 limão china, ou cravo, e 1 limão tahiti)
. 1 pitadinha pequena de bicarbonato de sódio

MODO DE PREPARO:

(*) Algumas pessoas usam a proporção de 1 medida de leite para meia medida de açúcar, eu não uso. Não gosto do doce de leite muito doce, gosto de sentir o sabor do leite... O único problema é que, usando menos açúcar, seu tempo de fogão vai ser muuuuito maior. Mas vai compensar, eu garanto.
Preparar é fácil, só que demorado. Junte todos os ingredientes em uma panela grossa e que caiba mais que o dobro do volume, ligue o fogo e mexa até o açúcar derreter completamente e o leite ferver. Abaixe um pouco o fogo e continue mexendo até o leite talhar (coagular) e se separar do soro. Nessa hora, junte a pitadinha de bicarbonato.
Continue mexendo até o soro virar uma caldinha grossa e os coágulos de leite começarem a ficar dourados. O processo todo demora mais ou menos 2 horas.
 Desligue do fogo e continue mexendo por mais alguns minutos para ele esfriar rapidamente. Coloque no recipiente que for servir e pronto, se mate de comer.

O doce de leite liso eu gosto bem branquinho, também com pouco açúcar e mole... Ideal para comer com queijo fresquíssimo.

DOCE DE LEITE LISO

As medidas e o modo de fazer são os mesmos, só não usamos o limão para talhar o leite:

INGREDIENTES:

. 3 litros de leite
. 600 gramas de açúcar
. 1 pitadinha de bicarbonato de sódio

MODO DE PREPARO:

Junte todos os ingredientes em uma panela grossa e que caiba mais que o dobro do volume, ligue o fogo e mexa até o açúcar derreter completamente e o leite ferver. Abaixe um pouco o fogo e continue mexendo até o leite começar a engrossar. Nessa hora, junte a pitadinha de bicarbonato.

Continue mexendo até o leite ficar no ponto desejado ( 1 ponto abaixo do leite condensado). Esse processo vai levar cerca de 2 horas e meia.

Desligue o fogo, continue mexendo para que o doce resfrie mais rápido e coloque no recipiente de servir.

Reparem que comecei em uma panela e tive que passar pra outra. Como eu estava fazendo os dois doces ao mesmo tempo, na hora de resfriar o doce talhado me descuidei do doce liso e se formou uma casquinha escura no fundo da panela. Na mesma hora passei o doce por uma peneira, passei para uma outra panela e continuei o processo.

Caso o seu doce dê rapa durante o preparo é assim que você deve fazer.

Fonte: Cozinhado para relaxar

Nenhum comentário: