TORTA DE MACAXEIRA COM CARNE DE SOL E QUEIJO COALHO

Receita é típica de Sergipe

 INGREDIENTES

1/2 quilo de mandioca ou macaxeira
250 gramas de carne de sol cozida e desfiada
250 gramas de queijo coalho fatiado
1 e 1/2 xícara de leite
3 colheres de molho de tomate pronto
1 colher de azeite
1 cebola pequena picada
1 tomate cortado em cubinhos sem sementes
1/2 pimentão vermelho cortado em cubos
1/2 pimentão verde cortado em cubos
3 colheres de coentro
1 xícara de milho e ervilha misturados
1 tablete de caldo de carne
1 caixinha de creme de leite
3 colheres de requeijão cremoso
3 colheres de queijo ralado
2 e 1/2 colheres de margarina
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

O primeiro passo é preparar o purê de macaxeira. Depois, em fogo baixo, despeje em uma panela o leite e o purê. Misture. Acrescente todo o creme de leite e mexa um pouco. Despeje o requeijão cremoso e em seguida um pouco do queijo ralado. Misture mais um pouco até que fique com boa consistência e reserve.
Para o recheio, coloque em uma panela em fogo médio o azeite e a cebola e deixe refogar. Em seguida, coloque o pimentão vermelho, o verde, o tomate e o tablete de caldo de carne e mexa até refogar. Depois, acrescente metade do molho de tomate e a carne de sol. Adicione uma pitada de sal e junte metade do milho e da ervilha. Coloque então um pouco do coentro e mexa.
Agora é só montar. Em uma assadeira untada com margarina, despeje uma camada do purê. Espalhe bem. Coloque o recheio e cubra com as fatias de queijo coalho. Por cima, despeje o resto do molho de tomate, depois novamente o purê, depois mais recheio e o que sobrou do milho e da ervilha. Por cima de tudo, queijo ralado e o restante do coentro.
Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos a uma temperatura de 180ºC. Deixe gratinar por mais 10 minutos e retire do forno.

Fonte: Receitas.com/globo rural

Nenhum comentário: