CORDEIRO À PORTUGUESA

 Prato principal é dica da chef Vera Damaso

Uma das opções para a ceia de Natal e outros jantares especiais é o cordeiro à portuguesa, prato tradicional da culinária portuguesa. A dica de prato principal é da chef Vera Damaso, do Zeffiro Restaurante

INGREDIENTES

1 perna de cordeiro (mais ou menos 1,5 kg)
200 g de manteiga
3 dentes de alho
½ copo de vinho branco
Azeite
Limão
1 colher de sopa vinagre comum
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de açúcar
1 cálice de vinho branco
Sal e pimenta
Ervas: tomilho, louro, salsa, cebolinha, hortelã e coentro

MODO DE PREPARO

Tempere a perna de cordeiro dois dias antes: jogue sal e ervas no fundo do recipiente e um pouco de azeite. Coloque ervar picadas grosseiramente. Sobreponha a perna de cordeiro e abra uns três furos, onde deverão ser inseridos uma a um um dente de alho descascado, inteiro. Por cima coloque ervas a gosto, picadas grosseiramente.
Dica
No dia de servir, acrescente 200 g de manteiga e leve ao forno a 280º. Não cubra.
Após 30 minutos de forno, regue a perna com o próprio molho e acrescente ½ copo de vinho branco. Diminua a temperatura até que esteja pronto, regando de vez em quando com o próprio molho.
Tempo de forno: 45 minutos. Cubra só no final com papel alumínio para conservar quente. Na hora de servir colocar hortelã sobre a perna de borrego, afastando as ervas que ainda restarem sobre o mesmo. Regue com suco de limão, a gosto.
Molho
Aproveitar os restos da assadeira, raspando com colher de pão duro o seu fundo. No fogão acrescentar gotas de limão, manteiga, 1 colher de sopa de vinagre comum e 1 colher de sopa de vinagre balsâmico), 1 punhado de hortelã (sem ferver porque senão perde o gosto), 1 colher de sopa  de açúcar, sal a gosto e 1 cálice de vinho branco.

Fonte: Zeffiro Restaurante.

Nenhum comentário: