PANQUECA DE FRANGO COM CATUPIRY




INGREDIENTES:

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
4 colheres de sopa de óleo de canola
2 xícaras de leite
½ xícara de soda limonada
2 ovos

Recheio:

1 peito de frango
1 colher (sopa) de sal
1 cebola cortada em 4 pedaços
1 talo de salsão
1 folha de louro
1 galho de manjericão
Orégano, a gosto
1 colher (chá) de páprica doce ou picante 
3 tomates sem pele picados
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
1 tablete de caldo de galinha
Cheiro–verde picadinho
Sal, a gosto
¼ de xícara de azeite
4 colheres (sopa ) de óleo 
½ xícara de azeitonas verdes picadas
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
200 g de Catupiry

Molho Bechamel:

1 litro de leite integral
1 caixa de creme de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
½ cebola
1 folha de louro
1 cravo-da-índia
50 g de queijo parmesão ralado
Sal, pimenta-do-reino branca e noz moscada moídas na hora, a gosto

Finalização:

200 g de muçarela ralada no ralo grosso
100 g de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO:

Recheio:


Numa panela de pressão, cozinhe o peito de frango com a cebola cortada em 4, o louro, o salsão e o sal – 1 colher (sopa) - em 2 litros de água, por 20 minutos. Após o cozimento, passe o peito de frango para um prato e deixe-o esfriar (Coe o caldo do frango, descarte os temperos do cozimento e reserve 1 xícara do caldo, para ser utilizado no final do preparo. Processe-o no modo pulsar ou desfie. Coloque o óleo e o azeite na panela. Acrescente a cebola picadinha, o alho, os tomates e o orégano. Dê uma boa refogada. Junte o peito desfiado, o sal e a páprica. Junte o caldo do cozimento do frango,  a salsinha picada, as azeitonas. Polvilhe a farinha de trigo e mexa com uma colher de pau até engrossar. Retire do fogo e espere amornar. 

Massa:

Peneire junto a farinha de trigo e o sal. No liquidificador coloque os ovos, o óleo, o leite e  a soda limonada e bata durante 5 minutos. Adicione os ingredientes secos e bata até obter uma massa lisa e fina. Certifique-se de que não ficou farinha de trigo grudada na parede do copo do liquidificador. Leve à geladeira para descansar por 30 minutos. Unte com manteiga uma frigideira antiaderente. Retire o excesso de manteiga com um papel-toalha. Leve ao fogo médio. Quando esquentar, coloque uma concha de massa e faça um movimento circular para que todo o fundo seja coberto. Com uma espátula, levante a pontinha do crepe para ver se está dourada. Quando estiver, vire de lado e deixe dourar o outro lado. Retire o crepe da frigideira e coloque-o num prato. Repita esta operação até acabar a massa.

Molho Bechamel:

Em um recipiente misture a manteiga e a farinha e mexa até virar uma massa firme (roux). Reserve. Use o cravo para prender o louro na cebola, de forma que a folha fique fixa. Em uma panela aqueça o leite. Junte a metade da cebola com o cravo e o louro espetado. Deixe ferver por pelo menos 5 minutos. Desligue o fogo, retire a cebola com o louro e o cravo, descartando-a. Acrescente o leite ao roux. Bata vigorosamente até que a massa de farinha dissolva no leite. Adicione o creme de leite e volte a mistura ao fogo (baixo). Deixe cozinhar por mais 15 minutos sem parar de mexer. Acrescente o queijo parmesão ralado, a noz-moscada e a pimenta-do-reino, acerte o sal e reserve.

Montagem:

Pegue cada disco de panqueca e recheie com o frango . Feche enrolando. Vá dispondo uma ao lado da outra em um refratário com um pouco de molho bechamel embaixo (para não grudarem). Cubra com restante do molho, coloque a muçarela e o queijo parmesão ralados e leve para gratinar. Sirva em seguida.

Nota: Se desejar coloque o Catupiry no recheio da panqueca ao invés de colocar sobre o molho bechamel.

Nenhum comentário: