LASANHA DE PICANHA

INGREDIENTES:

- 1 embalagem de Lasanha(500g)
- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 9 colheres (sopa) de azeite
- 5 dentes de alho, picados
- 1 litro de polpa de tomate
- 400ml de cerveja preta
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- 400g de mussarela em fatias
- 5 colheres (sopa) de manteiga
- 2 litros de leite
- 2 cebolas grandes picadas
- 10 tomates sem pele e sem sementes picados
- 1kg de picanha
- 2 tabletes de caldo de carne
- sal, pimenta-do-reino, noz-moscada e orégano a gosto
- queijo parmesão ralado a gosto

MODO DE PREPARO:

Tempere a picanha com sal e pimenta-do-reino.

Numa panela de pressão, aqueça 5 colheres (sopa) de azeite, coloque a picanha temperada e doure bem junto com a 1 cebola e 3 dentes de alho.

Acrescente 1 litro de água, 400ml de cerveja preta, 2 tabletes de caldo de carne, 1 colher (sopa) de molho inglês e deixe cozinhar por uma hora. Retire do fogo, desfie a picanha, junte ao molho se formou e reserve.

Numa panela média, aqueça 5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina e doure 5 colheres (sopa) de farinha de trigo. Junte 2 litros de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz-moscada. Retire do fogo e reserve.

Numa panela média aqueça 4 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho, junte os 10 tomates, 1 litro de polpa de tomate e 2 xícaras(chá) de água.Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano. Retire do fogo e reserve.

Monte a lasanha num refratário grande e fundo.

Divida o molho branco e o molho de tomate em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de mussarela e o recheio de picanha em 2.

Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, recheio de picanha, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho branco, recheio de picanha, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho branco, molho de tomate e finalmente queijo parmesão ralado.

Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos.

Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo. Retire do forno e espere 5 minutos antes de servir. E claro, sirva com um bom vinho.

O rendimento é para 15 porções.

Fonte: Conversa Temperada

Nenhum comentário: