CHULETA DE CORDEIRO E TRIGO SARRACENO

Essa receita de chuleta de cordeiro com vinagrete, hortelã e trigo sarraceno vem direto do Chile, criada pelo chef laurent pasqualetto do hotel the singular patagonia (vale à pena navegar pelo site do hotel).
Localizado na patagônia chilena, a cinco minutos da cidade de puerto natales, extremo sul da América do sul, o hotel foi construído dentro do monumento histórico nacional frigorífico Puerto bories, de 1915. conta com 57 apartamentos, spa, bar, restaurante, um museu privado com máquinas do começo do século passado e um menu de 20 expedições exclusivas para os hóspedes, que combinam caminhadas e trekkings em diferentes pontos da região, como ao parque nacional torres del paine, com navegações aos fiordes e glaciares patagônicos.

Chuleta de cordeiro com vinagrete, hortelã e trigo sarraceno.

INGREDIENTES:

250 gramas de costelas de cordeiro
50 colheres de chá de suco de laranja
10 colheres de chá de azeite de oliva
6 folhas de hortelã
80 gramas de trigo sarraceno
¼ de cebola
½ tomate
¼ pimenta verde
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Pasta de azeitona
30 gramas de azeitonas pretas ou roxas
20 colheres de sopa de água
50 colheres de sopa de azeite de oliva

MODO DE PREPARO:

Marinar as costelas  em suco de laranja e quatro folhas de hortelã durante duas horas em temperatura ambiente. Tirar a gordura das costelas com uma faca afiada e temperar com sal e pimenta.

Grelhar a carne em frigideira bem quente com um fio de óleo apenas para formar uma crosta por fora conservando o suco por dentro.  levar a carne ao forno a 140°c durante 20 minutos. Deixar em repouso durante 5 minutos em temperatura ambiente.

Em seguida, corte os dois ossos com uma faca apropriada no formato da chuleta e deixe em temperatura ambiente. Reserve. Cozinhe o trigo sarraceno em água por 20 minutos. Corte os legumes. Regue a cebola com azeite e adicione tomates e a pimenta, junte ao trigo e cozinhe por alguns minutos.

Retire do fogo e adicione as folhas de hortelã cortadas, o azeite, corrija o sal e reserve. Tempere as chuletas passando o azeite de oliva com um pincel, salpique com sal e pimenta. Grelhe numa frigideira por um minuto de cada lado e reserve. Retire o caroço das azeitonas e bata no liquidificador ou processador com um pouco de água e o azeite deixando uma consistência de maionese.

Coloque o trigo morno sobre as chuletas, regue com o molho de azeitonas e decore com duas folhas de hortelã.

sirva com vinho carmeneré ou chardonnay.

Fonte: Cuecas na Cozinha.

Nenhum comentário: