BOLO GELADO DE ABACAXI

INGREDIENTES:

Creme:
- 1/2 lata de leite condensado
- l/2 litro de leite integral xícara
- 2 gemas passadas pela peneira
- 1 caixinha de creme de leite
- 50 g de amido de milho

Abacaxi:
- 1 abacaxi bem grande
- 1/4 xícara (chá) de açúcar
- 1/4 xícara (chá) de rum 

Massa:
- 6 ovos
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
- manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
- 6 colheres (sopa) de água filtrada
- 2 colheres (chá) de fermento em pó

Cobertura:
- 3 claras
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 2 caixinhas de creme de leite

Montagem:
- 1 xícara de coco ralado fresco ou 100 g de coco em flocos seco (opcional) 

MODO DE PREPARO:

Creme:
Numa panela, misture todos os ingredientes. (Reserve as claras para a cobertura). Leve a panela ao fogo baixo, e mexa sem parar por cerca de 10 minutos ou até que engrosse.  Desligue o fogo e transfira o creme para uma tigela. Cubra com filme, encostando ao creme, e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos para esfriar.

Abacaxi:
Descasque os abacaxis e corte cada um em fatias de 1 cm, as fatias, em tiras e as tiras, em cubos de 1cm.  Numa panela, junte o abacaxi, o rum e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até que ele amoleça e forme uma calda, de 15 a 20 minutos.  Passe o abacaxi cozido pela peneira e reserve a calda, que será usada para regar a massa. Transfira o abacaxi em cubinhos para outra tigela, cubra com filme e leve à geladeira para esfriar.

Massa:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma assadeira retangular grande de 30 x 40 cm e polvilhe com cerca de 2 colheres (sopa) de farinha. Chacoalhe bem para cobrir todo o fundo, depois bata sobre a pia para tirar o excesso. Separe as claras das gemas. Na batedeira, na velocidade média, bata as claras em neve, até triplicarem de volume. Assim que ficarem firmes, passe para a próxima etapa. (Caso contrário o pão de ló vai ficar ressecado.) Para verificar o ponto, assim que as claras ficarem brancas e volumosas, pare de bater, mergulhe um batedor de arame nas claras e levante: se o biquinho da ponta cair, ainda pode bater mais um pouquinho; se ficar em pé, é hora de juntar o açúcar.  Sem parar de bater, junte o açúcar, de colher em colher. Em seguida, junte as gemas, e bata um pouquinho entre cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e junte a farinha às colheradas, junte a água; por último, adicione o fermento sem bater, misture só até incorporar. Transfira a massa para a fôrma e leve ao forno para assar por 20 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.

Cobertura:
Na batedeira, bata as claras e, quando firmarem, acrescente o açúcar em colheradas, sem parar de bater.  Numa tigela, coloque o creme de leite e, aos poucos, incorpore a clara batida com uma espátula de silicone, em movimentos circulares de baixo para cima. Cubra com filme e reserve na geladeira até a hora de montar.

Montagem:
Corte o pão de ló ao meio, no sentido da largura. Forre um refratário de cerca de 20 x 30 cm com uma das metades. Regue metade da calda de abacaxi. Espalhe metade dos cubos e cubra com metade do creme. Coloque a segunda camada de pão de ló e repita o procedimento.  Por último, espalhe a cobertura. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas e, na hora de servir, polvilhe o coco ralado fresco ou seco em flocos por cima (opcional).

Nota: Você pode fazer também a montagem deste bolo em uma taça (como na foto) ou em porções individuais em pequenas taças, e decorar ainda com cerejas e fatias de abacaxi cozido (reserve na hora em que o estiver picando para preparar o recheio).

Fonte:  Repaginando receitas

Um comentário:

Unknown disse...

Ao invés do rum poderia usar o que no lugar ?;