CANJIQUINHA COM COSTELINHA


O chef Renato Lobato ensina a preparar uma receita de canjiquinha com costelinha. O prato é muito comum em festas juninas e muito apreciado durante os dias mais frios. O preparo é rápido e com poucos ingredientes.
Lobato explica que no mês de junho é a época da colheita do milho e, por isso, o prato é tão presente nas festas. O chef lembra que a canjiquinha nada mais é do que milho triturado.

INGREDIENTES:

250 gramas de canjiquinha
½ quilo de costelinha cortada em cubo
3 dentes de alho
150 gramas de bacon picado
Cebolinha a gosto
Salsa a gosto
1 cebola picada
2 colheres de sopa de polpa de tomate
6 colheres de sopa de óleo
Pimenta e sal a gosto

MODO DE PREPARO:

O primeiro passo é temperar a costelinha. Coloque um pouco de sal, pimenta e misture. Deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Enquanto isso prepare a canjiquinha. Em uma panela, coloque a canjiquinha, três colheres de sopa de óleo e cubra com água. Deixe cerca de dois dedos de água acima da canjiquinha. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente um pouco de pimenta para pegar o sabor.
Em outra panela, faça o refogado da costelinha. Acrescente o restante do óleo e deixa esquentar. Depois, coloque a costelinha e deixe dourar de todos os lados. Assim que ela for dourando, acrescente um pouco de água para terminar o cozimento. Quando ela estiver no ponto, acrescente o bacon e deixe dar uma leve refogada. Depois, coloque o alho, a cebola e misture. Deixe a cebola murchar e coloque a polpa de tomate.
Junte a canjiquinha e a costelinha em uma só panela, acrescente uma xícara de água e deixe cozinhar para apurar o sabor. Por fim, ponha sal e pimenta, se necessário. Mexa e, depois, sirva em uma vasilha, acompanhada de cebolinha ou salsinha.
"A costelinha pode ser substituída por lombo, frango e até mesmo por uma carne bovina", recomenda Renato Lobato.

chef Renato Lobato

Fonte: Do G1 MG

Nenhum comentário: