SUFLÊ DE BRÓCOLIS AROMATIZADO COM LIMÃO

Brócolis estão sempre nas minha mesa. Estas árvores em miniatura podem tudo: seu uso tem o poder de nos acalmar, regular a digestão, proteger a saúde e até emagrecer. Melhor ainda quando vêm numa receita bonita de se ver – e ainda mais gostosa de comer.
Brócolis são os campeões da dieta cromada. Isso porque contêm o poderoso mineral cromo. É o cromo que torna o corpo mais sensível à insulina, responsável por levar o açúcar ao interior das células. Quanto mais eficiente este processo, menos açúcar sobrando temos no corpo. Com muitas fibras, também trabalha eliminando a gordura excessiva do tubo digestivo.
Versátil como ele só, vai bem  cozido no vapor, al dente, em forma de salada temperado com azeite, limão e pouco sal. Com atenção aos ingredientes mais calóricos, é ótimo também com massas e gratinados, como na minha deliciosa receita com iogurte. Ou em uma versão mais “dourada”, capricho garantido pelo queijo desta receita de suflê – veja também a versão com espinafre. O rendimento é de seis porções, com apenas 117 calorias cada – menos que um pão francês.

INGREDIENTES

350 g de brócolis, picado
1/3 xícara (chá) de farinha de trigo
1 ½ xícaras (chá) de leite desnatado
1/3 xícara (chá) de creme de leite light
1 colher (sopa) de raspas de limão
¾ colher (chá) de sal
3 gemas
1 dente de alho picado
6 claras
Azeite em spray para untar
Queijo ralado para polvilhar

MODO DE FAZER

Cozinhe os brócolis por cerca de 4 minutos ou até ficar macio e reserve. Coloque a farinha e o leite em uma panela e mexa bem até ferver. Reduza o fogo e acrescente creme de leite, raspas de limão, sal, gemas e alho. Cozinhe por 1 minuto ou até engrossar, mexendo sempre. Despeje a mistura em uma tigela grande e junte o brócolis. Bata as claras com uma batedeira em velocidade alta até formar picos firmes. Misture, delicadamente, as claras em neve ao brócolis.
Coloque a mistura num refratário untado com azeite e polvilhe com o queijo. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Quando estiver gratinado, retire para servir.


Fonte:Lucilia Diniz

Nenhum comentário: