PEITO BOVINO DIVINO

Receita é prática e saborosa!

INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de óleo
300 g de cenoura com casca picada grosseiramente
2 cebolas médias com casca cortadas em 4 partes (300 g)
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes cortada ao meio
6 dentes de alho com casca amassados grosseiramente
3 ramos de alecrim
5 folhas de sálvia
½ xícara (chá) de molho shoyu
1 ½ colher (sopa) de sal
1 ½ litro de água
(+/-) 2,4 kg de peito de boi limpo
3 colheres (sopa) de amido de amilho dissolvido em 1 xícara (chá) de água

MODO DE PREPARO

 Numa panela de pressão coloque 2 colheres (sopa) de óleo, 300 g de cenoura com casca picada grosseiramente, 2 cebolas médias com casca cortadas em 4 partes, 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes cortada ao meio, 6 dentes de alho com casca amassados grosseiramente, 3 ramos de alecrim e 5 folhas de sálvia e leve ao fogo médio até dourar bem (+/- 10 minutos). Adicione ½ xícara (chá) de molho shoyu, 1 ½ colher (sopa) de sal, 1 ½ litro de água e (+/-) 2,4 kg de peito de boi limpo, misture, tampe a panela e após pegar pressão deixe por 1 hora e 45 minutos. Desligue o fogo e retire a pressão. Abra a panela, retire a carne e deixe esfriar.
Passe o caldo da panela pela peneira e reserve.
 Com uma faca corte a carne em fatias, distribua-as num refratário e regue com o caldo de legumes quente (coado acima). Coloque o filme plástico sobre a carne, deixe descansar por +/- 2 ½ horas em temperatura ambiente, leve para geladeira e deixe descansar por + ½ hora. Depois deste tempo retire o filme plástico e a gordura que se formar nele. OBS: O filme plástico é colocado sobre a carne para retirar o excesso de gordura do caldo.
 Na hora de servir, leve o refratário ao fogo para esquentar a carne. Retire a carne do refratário, adicione ao caldo 3 colheres (sopa) de amido de amilho dissolvido em 1 xícara (chá) de água e misture até engrossar o molho. Sirva em seguida com legumes cozidos.

Mais Você - Ana Maria Braga

Nenhum comentário: