FRANGO RECHEADO COM ARROZ, CASTANHAS E ALHO

INGREDIENTES:

1 frango caipira grande desossado, sem asas
Azeite para tempero

Para o recheio:
Ingredientes:
Azeite para fritura
½ cebola descascada e picada em cubos
1 dente de alho, descascado e picado
1 talo de aipo, sem as folhas, cortado em cubinhos
50g de pinhões
75g de castanhas cozidas, sem casca, em pedaços
100g de arroz sortido cozido (como o basmati ou selvagem)
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino recém-moída (a gosto)

Para o molho de salsinha:
Ingredientes:
1 ramo pequeno de salsinha
1 dente de alho descascado
½ colher (sopa) de mostarda em grãos
1–1½ colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
5 colheres (sopa) de azeite

MODO DE PREPARO:

Preaqueça o forno a 180°C. Antes de mais nada, prepare o recheio: aqueça uma frigideira grande em temperatura média e adicione um pouco de azeite. Refogue a cebola por 4 minutos, acrescente o alho e continue cozinhando por mais 1–2 minutos até amolecer.

Junte o aipo, misture os pinhões e as castanhas. Prove e tempere bem. Em seguida, acrescente o arroz cozido e a salsinha. Misture novamente, prove e tempere conforme necessário.

Disponha o frango desossado com o lado da pele para baixo em uma superfície. Tempere a parte interna. Coloque o recheio no centro do frango e dobre as laterais. Amarre o frango com um barbante em intervalos regulares e vire de modo que o peito fique voltado para cima.

Arroz basmati com lentilha, linguicinha e hortelã

Espalhe o azeite sobre o frango e tempere com sal e pimenta. Transfira o frango para uma assadeira eleve ao forno por 1 hora, regando de vez em quando. Em seguida, aumente a temperatura para 200°C e asse por mais 15 a 20 minutos, até o frango estar totalmente cozido e a pele dourada e crocante. Retire do forno e deixe descansar por 15 minutos antes de servir.

Enquanto isso, prepare o molho de salsinha: pique bem a salsinha e o alho. Misture com a mostarda e o vinagre, adicionando o azeite aos poucos, e mexa continuamente para engrossar. Sirva o frango recheado fatiado com o molho por cima.

Fonte: gnt.globo.com

Nenhum comentário: