BOLO DE LARANJA E SEMENTES DE PAPOULA

INGREDIENTES

1/2 xícara de sementes de papoula
2/3 de xícara de sumo de laranja
185g de manteiga
1/2 xícara de açúcar
2 ovos levemente batidos
2 colheres de chá de raspas de laranja, raladas finamente
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento em pó

para o creme amanteigado:

2/3 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de sumo de laranja
casca de uma laranja Bahia cortada em tirinhas, sem a parte branca
150g de manteiga

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 180°C., unte uma forma funda e redonda de 20cm de diâmetro com manteiga derretida, polvilhe a forma com farinha de trigo, espalhe bem para que a farinha cubra a fôrma inteiramente.
Numa tigela misture as sementes de papoula e o sumo de laranja. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até que fique a mistura fique clara e cremosa. Junte os ovos aos poucos, sem parar de bater, junte as raspas de laranja e bata misturando bem.
Coloque a mistura numa tigela grande, adicione a farinha e as sementes de papoula, escorridas do sumo de laranja. Com uma espátula mexa gentilmente, sem bater, até que fique homogêneo.
Coloque na fôrma e alise a superfície. Deixe assar por cerca de 45 minutos, até que o bolo esteja cozido, teste espetando com um palito, deve sair limpo, sem resíduos de massa crua.
Deixe o bolo esfriar um pouco, desenforme-o e deixe-o esfriar totalmente, sobre uma grelha.

Para o creme amanteigado:

Numa panela misture o açúcar e o sumo de laranja, leve ao fogo médio, até que levante fervura e o açúcar tenha se dissolvido totalmente. Acrescente as tirinhas de casca de laranja e deixe cozinhar sem mexer, por 5 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco, retire a casca de laranja da calda e coloque-as sobre uma grelha, reserve a calda e deixe que esfrie por completo. Na batedeira, bata a manteiga até que fique leve e cremosa, adicione pouco a pouco a calda, até obter uma mistura leve e homogênea.
corte o bolo pela metade, cubra a metade inferior com parte do creme, cubra com a outra metade de bolo, e cubra a superfície com o resto do creme. Decore com as tirinhas de casca de laranja.


Fonte: panela de cobre

Nenhum comentário: