TORTA DE BANANA COM MASSA PODRE

Foto: Arquivo TG

INGREDIENTES DO CREME DE BAUNILHA:

- 02 latas de leite (medida com a lata de leite condensado)
- 01 lata de leite condensado
- 02 gemas de ovo
- 01 colher (café) de essência de baunilha

INGREDIENTES DA BANANADA:

- 12 bananas nanicas
- 04 colheres (sopa) de açúcar

INGREDIENTES DA MASSA:

- 01 xícara (café) de água
- 01 colher (café) de sal
- 150 gramas de gordura vegetal hidrogenada
- 200 gramas de margarina
- 500 gramas de farinha de trigo
- 02 gemas

MODO DE PREPARO:

Essa receita é feita em três fases: o creme, o doce de banana e a massa. Opte por começar pelas partes quentes. Isso facilita a montagem da torta. Primeira parte, o creme. Numa panela, ainda com o fogo desligado, coloque o leite, o leite condensado e as gemas batidas. Misture bem e ligue o fogo. Continue a mexer até o creme ganhar consistência. Em seguida acrescente a baunilha e misture um pouco mais para incorporar todos os ingredientes. Desligue o fogo e reserve para esfriar. Em outra panela, leve ao fogo baixo a banana picada com o açúcar. Misture bem e mexa até derreter a banana. Reserve também para esfriar. Enquanto isso, vamos à massa. Numa vasilha grande coloque a farinha, uma pitada de sal, as duas gemas (sem pele ou peneiradas), a gordura vegetal, a margarina e a água. Use as mãos para misturar a massa até que ela ganhe consistência.

Montagem:
Numa assadeira com fundo removível, forre toda ela com a massa, usando os dedos, inclusive nas laterais (separe um pouco para enfeitar). Primeiro espalhe o doce de banana, já frio (também reserve um pouco para o final). Em seguida coloque todo o creme de baunilha. Com o que restou do doce de banana cubra o creme e faça o enfeite de tirinhas com a sobra da massa. Depois de montada, leve a torta ao forno por aproximadamente 30 minutos (ou até a massa dourar). Espere um pouco até que esfrie um pouco e a desenforme ainda morna.

Dicas da cozinheira:
- Para evitar o gosto acentuado do ovo, tirar a pele da gema ou peneire.
- Caso prefira o doce de banana mais corado, pode-se acrescentar uma colher de chocolate em pó quando a receita ainda estiver no fogo.

Fonte: Tais Picchi Ferrarezi -Terra da Gente.


Nenhum comentário: