TORTA DE CHOCOLATE BRANCO, LIMÃO E MORANGO

INGREDIENTES:

Fazer a massa 2 vezes
5 ovos
1/2 colher (chá) de sal
200g de açúcar
240g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
50g de margarina derretida


Para molhar o bolo
50 ml de suco de limão Siciliano
80 ml de água
2 colheres (sopa) de açúcar

Recheio
500g de chocolate branco
700g de creme de leite fresco
Raspas de 1 limão Siciliano
3 claras
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
500g de morango

Cobertura e Decoração
1 embalagem de 50g de chantilly em pó para bater
Castanha de caju picada
170g de raspas de chocolate branco
Uva
Framboesa
Morango
Maça Granny Smith

MODO DE PREPARO:

Bata os ovos com o sal por 10 minutos, acrescente o açúcar aos poucos, sem parar de bater. Adicione a farinha e o fermento peneirados e mexa delicadamente com uma espátula de silicone. Junte a margarina derretida e mexa. Despeje a massa em uma forma de 29 cm forrada com papel manteiga e asse em forno pré-aquecido 180˚C por aproximadamente 50 minutos. Se o centro do bolo estiver cru e as bordas douradas, diminua a temperatura do forno.

Calda
Misture o suco de limão, a água e o açúcar e misture bem. Reserve.

Recheio
Separe 200g de creme de leite fresco e leve ao fogo em banho-maria junto com o chocolate branco picado, mexendo até que esteja totalmente derretido. Desligue o fogo e reserve.
Bata o restante do creme de leite com as raspas de limão, até que fique em ponto de chantilly. Cuidado para não bater demais e virar manteiga. Misture delicadamente ao creme de leite e chocolate derretido, sem homogeneizar completamente. Monte as claras em neve em picos moles, adicione o sal e bata mais um pouco. Junte pouco a pouco o açúcar e bata até o ponto de merengue. Adicione ao creme, envolvendo cuidadosamente, sem misturar muito. Pique os morangos e reserve.

Montagem
Na forma que os bolos foram assados, forre um plástico de cozinha, deixando as pontas para fora, esse procedimento evita que o recheio se espalhe e o plástico ajuda na hora de desenformar. Coloque um dos bolos e regue com a calda reservada. Recheie com a mousse e acrescente os morangos picados por cima. Cubra com o outro bolo e regue com a calda novamente. Leve ao congelador até o recheio firmar, não deixe por mais de 1 hora para não congelar.
Retire o bolo da forma e coloque-o no lugar onde será servido. Bata o chantilly e aplique por todo o bolo. Espalhe as raspas de chocolate nas laterais e a castanha de caju por cima. Decore com as frutas. Mantenha na geladeira até o momento de servir.

Fonte: Revista Sabores do Sul

Nenhum comentário: