PERNIL DE CORDEIRO COM VINHO TINTO E ALECRIM


Sobre a receita:O pernil de cordeiro é cozido lentamente com alecrim fresco, alho, tomates e vinho tinto. Delicioso quando servido com polenta ou purê de batatas com alho assado, uma vez que você irá precisar de algo para absorver o molho maravilhoso que surge. Um prato fantástico para servir quando se tem convidados. Todo o trabalho do preparo ocorre no início. Depois, basta esperar.
S. HODGE

INGREDIENTES

Rende: 6 porções
6 pernis de cordeiro
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas picadas
3 cenouras grandes, cortadas em fatias de 1 cm
10 dentes de alho picados
1 garrafa de vinho tinto
400 g de tomates em lata – inteiros, pelados e não escorridos
175 ml de água
275 ml de caldo de carne
2-3 colheres (sopa) de alecrim fresco picado
1 colher (sopa) de tomilho fresco picado

MODO DE PREPARO

Preparo: 30mins  ›  Cozimento: 3horas  ›  Pronto em:3horas30mins 
Tempere a carne com sal e pimenta. Aqueça o óleo em uma panela grande e pesada, ou em uma caçarola, em fogo médio-alto. Doure todos os lados da carne, durante cerca de 8 minutos. Transfira para uma travessa.
Acrescente as cebolas, as cenouras e o alho à panela. Refogue tudo até dourar, durante cerca de 10 minutos. Adicione o vinho, os tomates, a água e o caldo de carne, e mexa. Tempere o refogado com alecrim e tomilho. Leve a carne de volta à panela, pressionando-a para que afundem no molho. Deixe levantar fervura. Depois, reduza o fogo para médio-baixo. Tampe a panela e cozinhe lentamente até a carne ficar macia, durante cerca de 2 horas.
Retire a tampa da panela. Cozinhe lentamente por mais 20 minutos. Transfira a carne para uma travessa e mantenha aquecida. Ferva os sucos na panela até engrossarem, durante cerca de 15 minutos. Por fim, coloque-os sobre o cordeiro.

Nenhum comentário: