MISTURA VERSÁTIL


Essa receita de mistura bem versátil foi a que preparei para o Ano Novo, mas vale para qualquer ocasião. É uma receita bem simples, fácil, prática, rápida e versátil porque pode ser: uma entrada – servida em pequenas porções, acompanhamento de carnes, misturada no arroz, recheio de uma torta salgada. Eu fiz misturada ao couscous (sêmola de trigo)  que você compra em mercados na parte de importados (não é caro, é fácil de fazer e rende pra muitas pessoas). Outra vantagem dessa mistura é que é uma receita que não tem receita você pode colocar mais ou menos dos ingredientes, alterar quantidades e servir poucas ou muitas pessoas.
 INGREDIENTES

1 linguiça calabresa fatiada em cubos (tirar antes a pele)
1 pacote de ervilhas pequenas congeladas
150 grs de nozes (moídas levemente)
150 grs de castanhas do Pará (picadas)
150 grs de amêndoas (moídas levemente)
100 grs de damascos (cortados em cubos)
alho-poró (picado)
azeite
pimenta síria
sal
MODO DE FAZER

Numa panela em fogo baixo forrei o fundo com azeite e aí coloquei as nozes, castanhas do Pará e amêndoas. Joguei um pouco de sal e pimenta síria e dei uma boa misturada. Mexi por uns 2 minutos. Só para incorporar os sabores na mistura. Provei o sal e pimenta e corrigi conforme o meu paladar. Depois de desligar a panela eu coloquei os damascos e misturei bem tudo. Reservei num prato para poder usar a mesma panela novamente.
Na mesma panela eu forrei novamente o fundo de azeite e coloquei no fogo baixo com um pouco de alho-poró picado. Deixei até o alho-poró amolecer. Aí despejei as linguiça e deixei fritar até pegar cor. Depois que pegou cor, coloquei as ervilhas e temperei tudo com sal e mais um pouco de pimenta síria. Provei. Mais uns 2 minutos na panela mexendo e aquecendo essa mistura. Desliguei.
Aí virei aquela mistura que fiz anteriormente, nessa que estava agora na panela. Dei uma boa mexida para ficar uniforme, ou seja, ter de tudo um pouco em cada colherada.
O Couscous eu fiz assim, segui as instruções para hidratar os grãos do pacote de 500g da marca que comprei. Depois misturei com todo o recheio.
Dá para 10 a 12 pessoas tranquilamente.
Fonte: cuecasnacozinha


Nenhum comentário: