ESCONDIDINHO GOIANO


Chamo esse prato de escondidinho goiano por ele levar aqueles ingredientes típicos de uma empada goiana, muito comum aqui na minha região. Levemente apimentado e muito saborosa, esse prato é um arraso! Não duvidem da surpresa que é a combinação dessa delícia! Bom apetite!


INGREDIENTES:

Purê:
1/2 Kg de mandioca cozida e processada
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de manteiga
50g de queijo ralado
Sal

Recheio:
1 Kg de linguiça de frango fina picadinha
1 cebola média picadinha
3 dentes de alho amassados
3 tomates picados (sem pele e sem sementes)
1/2 lata de milho verde
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
1 pimenta dedo-de-moça picadinha
Salsa e cebolinha picadas
1 cubo de caldo de galinha
Sal
Azeite

MODO DE PREPARO:

Purê:
Cozinhe a mandioca até ficar bem macia. Escorra e amasse com a ajuda de um espremedor ou processador. Numa panela, aqueça a manteiga e junte a mandioca amassada. Coloque o leite aos poucos, mexendo sempre até formar um purê grosso. Coloque o queijo ralado e acerte o sal. Desligue o fogo e reserve.

Recheio:
Numa panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Junte o alho e em seguida a linguiça. Mexa até dourar bem a linguiça. Junte então os tomates, o caldo de galinha e a pimenta. Coloque um pouco de água e tampe a panela para que cozinhe por cerca de 6-7 minutos. Junte então o milho e a azeitona e deixe cozinhar mais um pouco até não restar muito caldo na panela. Desligue o fogo e jogue a salsinha e a cebolinha picada.

Montagem:
Unte ramequins com um pouco de azeite e coloque de 3 a 4 colheres de recheio no fundo de cada um. Cubra com o purê de mandioca. Jogue um pouco de queijo ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos. Quando estiver dourado por cima, retire do forno e sirva em seguida.

Nenhum comentário: