MAMINHA AO MOLHO DE SHOYO COM CEBOLAS ROXAS


INGREDIENTES:

1 peça de maminha não muito grande ( aprox.: 1,1 kg) sem gordura, bem limpa.
tempero de sal e alho a gosto
1 colher (sopa) de óleo
1/2 xícara de vinho tinto (opcional)
1 xícara de shoyo
1 xícara de água
2 colheres (sopa) de molho inglês
2 cebolas roxas em rodelas
1 colher (sobremesa) de alho picadinho ou triturado
1 colher (sobremesa) de maizena
Sal (não coloquei) a gosto e pimenta do reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO:

Primeiro tempere a carne inteira passando nela o alho e o sal com a mão em toda sua superfície. Coloque o óleo numa panela de pressão de 4,5 litros, espere aquecer um pouco e coloque a carne na panela e deixe dourar primeiro de um lado e depois do outro, selando-a. Após a carne estar toda dourada, acrescente o alho picadinho e o molho inglês e dê mais uma leve refogada. Coloque o vinho, deixe-o evaporar e em seguida misture o shoyo e a água e coloque na panela para cozinhar a carne, antes de fechar a panela de pressão coloque as cebolas por cima da carne e feche a panela de pressão. Deixe pegar pressão e cozinhe aproximadamente por 45 min. ou verifique antes, até que a carne esteja macia.
Não se esqueça de tirar toda a pressão da panela antes de abri-la (no jato de água ou espere acabar a pressão com a panela tampada).
Tire a carne da panela, reserve em outra vasilha. Deixe as cebolas no caldo do cozimento, misture e dissolva a maizena em um pouco de água fria e acrescente ao molho para engrossar. Despeje o molho por cima da carne já fatiada e pronta para servir.
Esta carne acompanha bem arroz, risotos leves, massas, batatas e legumes.

Nenhum comentário: