CARNE DE SOL NA MORANGA


 INGREDIENTES:

 1 quilo de carne-de-sol
 1 abóbora moranga média
 azeite ( de oliva de preferência)
 ¼ de copo de vinho branco ( p/ aumentar o sabor )
 2 cebolas médias bem picadas
 2 tomates sem pele e sem sementes, picados
 1 xicara de  chá de coentro picado
 Um punhado de salsinha picada
 Um punhado de cebolinha picada
 Noz-moscada
 Pimenta-do-reino ( se quiser)
 meia colher de sopa de alho poró
 Azeitonas (opcional)
 Pimenta de cheiro a gosto (opcional)
 1 pacote (400 gr.) de requeijão para uso culinário ("catupiry")
Você também precisará de: panela, assadeira.

MODO DE PREPARO:

Encha uma panela com água, mergulhe a carne-de-sol e deixe cozinhar muito bem, para retirar o excesso de sal e deixá-la macia. Esse cozimento deve levar mais ou menos 1 hora.
Enquanto a carne cozinha, abra uma tampa no alto da abóbora e retire suas sementes e fibras com uma colher grande (não retire a polpa). Não jogue a tampa fora.
Agora você pode fazer de três modos: ( você escolhe, já testei todos são bons )

a) Coloque-a com a abertura para baixo numa panela de água no fogo, deixando ferver por cerca de dez minutos, para amolecer a moranga. Retire-a da panela e deixe esfriar, depois de rechear com a carne vai no forno (200° +ou_ ) por 10 a quinze minutos.
b) Deixar a abóbora crua, rechear e levá-lo ao forno quente por aproximadamente 1 hora ( vai depender do tamanho da abóbora )ou ainda
c) Cozinhe a abóbora no forno em papel alumínio à 200ºc por aproximadamente 1 hora,
Depois retirar e por a carne quente na abóbora também quente e servir ( esse modo é mais para a abóbora de casca verde e dura conhecida como cabotiá ou abóbora japonesa )
Desfie a carne cozida, retirando gorduras e nervos se houver. Frite as cebolas no azeite. Acrescente os tomates, a salsinha, a pimenta-do-reino e os demais temperos que queira usar: azeitonas, pimenta de cheiro, louro… Refogue bem e acrescente a carne de sol desfiada, refogando por mais cinco minutos.
Forre o fundo da moranga com metade do catupiry e encha-a com a carne de sol temperada. Cubra com o catupiry restante. Tampe a abóbora e, numa assadeira, leve-a ao forno médio por aproximadamente 1 hora,( se estiver crua a abóbora, ou por quinze minutos se você já a cozinhou na panela
Conforme falamos antes, se a abobora já foi assada sozinha, ponha o recheio e sirva ou até que fique macia. Você testa o ponto enfiando um palito, que deve entrar facilmente.
Sirva com arroz amarelão ( bruxa é contra arroz branco, açúcar branco etc ) com arroz c/ brócolis; com alho como queira.

Dicas e Complementos
Se a carne-de-sol estiver muito salgada, troque a água do cozimento umas 3 vezes para dessalgá-la. Isso nem sempre é necessário - depende da carne que você comprou.
Para desfiar a carne sem muito esforço, firme-a contra uma vasilha com um garfo e vá desfiando com outro.

http://magiadailha.blogspot.com.br

Um comentário:

boneca*estrella(stardoll) disse...

a minha mãe faz,mas é um pouco diferente,e dá pra fazer o recheio que quiser,ela já fez com recheio e camarão e com recheio de stroggonof