BOLO MOUSSE TRIPLO


Eu já estava agoniada pela falta de tempo em estar por aqui, mais finalmente consegui sortear mais um blog para ser destaque aqui  no culinária dos amigos e a estrela hoje é nossa querida amiga FATIMA do http://comidinhasdapreta.blogspot.com. Como sempre é tão difícil escolher uma receita, mais optei por essa porque chocolate é sempre muito bem vindo e apreciado pela maioria e esse bolo esta incrível, fiquei apaixonada por ele e aqui vai a receita, sendo que todos os créditos das fotos e da receita é da autora do blog. Quem ainda não conhece, não perca tempo, vale a pena conhecer. Parabéns,  amiga por fazer parte de nosso espaço também.
INGREDIENTES PARA A CAMADA INFERIOR:
06 colheres (sopa) de manteiga sem sal.
200 gramas de chocolate meio amargo picadinho.
3/4 colher (chá) de café instantâneo.
01 colher (chá) de extrato de baunilha.
04 ovos grandes separados.
01 pitada de sal.
1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo.
Ingredientes para a camada do meio:
02 colheres (sopa) de cacau em pó.
05 colheres (sopa) de água quente.
200 gramas de chocolate meio amargo picadinho.
1 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco.
01 colher (sopa) de açúcar.
Ingredientes para a camada superior (topo).
3/4 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor.
01 colher (sopa) de água.
170 gramas de chocolate branco picado.
1 1/2 xícara de creme de leite fresco.
01 pitada de sal.
MODO DE FAZER:
1ª camada:
Unte uma forma de 20 cm de diâmetro, de preferência com fundo removível. Pré-aqueça o fôrno a 180ºC. Enquanto isso, em banho-maria, derreta a manteiga, o chocolate e o café em pó, mexendo sempre até obter uma mistura lisa.
Apague o fogo e imediatamente acrescente as gemas, mexendo vigorosamente com o fouer (batedor), fazendo isso, as gemas vão cozinhar sem criar "pelotas", certo? Acrescente a baunilha, misture mais um pouco e deixe esfriar. Reserve.
Na tigela da batedeira, bata as claras em neve juntamente com o sal em velocidade média, até ficar espumoso (cerca de 30 segundos). Então, aos poucos adicione a metade do açúcar mascavo e bata até que a mistura fique homogênea (cerca de 15 segundos). Acrescente o restante do açúcar, continue a bater em velocidade alta, até formar picos firmes (bater por cerca de 1 minuto aproximadamente).
Agora, junte as duas misturas: a de chocolate e a de claras e misture com o fouer delicadamente. Despeje a massa na fôrma untada e alise com a espátula. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos, forno a 180ºc - 200ºc. Espere o bolo esfriar completamente para ser desinformado.
Se a segunda camada não for feita imediatamente, cubra o bolo com filme plástico e leve à geladeira, até que a segunda camada esteja pronta.
2ª camada:
Numa tigelinha, misture o cacau em pó e a água quente. Reserve.
Em banho-maria, derreta o chocolate, mexendo sempre até que fique liso. Depois de derretido, retire do fogo e espere uns 5 minutos para esfriar.
Na tigela da batedeira, em velocidade média, bata o creme de leite, açúcar e o sal. Aumente a velocidade e bata até que ao levantar o batedor, forme picos moles
Agora junte as 3 misturas: a de cacau, a do chocolate derretido e a do creme de leite. Com o fouer, misture delicadamente. Despeje essa mistura sobre o bolo que já deve ter esfriado. Bata a fôrma 3 vezes sobre a mesa para remover as bolhas de ar. Alise o topo com a espátula. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
Agora vamos a preparação da última camada!
3ª camada:
Para fazer a camada do topo, pegue uma tigelina, polvilhe a gelatina sobre a água e deixe por pelo menos 5 minutos para amolecer.
Em uma panela média, coloque 1/2 xícara de creme de leite para ferver, retire a panela do fogo, adicione à mistura de gelatina e mexa até que fique bem dissolvida. Despeje a mistura de creme quente sobre o chocolate branco e deixe descansar por 1 minuto. Bata até obter uma mistura lisa. Mexa de vez em quando, até esfriar.
Na tigela (limpa) da batedeira, bata o restante do creme de leite (1 xícara de creme de leite) em velocidade média, até começar a engrossar.
Aumente a velocidade e bata até formar picos moles (levante o batedor para averiguar), por cerca de 30-60 segundos.
Agora junte as 2 misturas: de chocolate branco e do creme de leite, mexa delicadamente com o fouer. Cubra o bolo (a camada do meio) com a mousse. Alise bem a parte superior. Cubra o bolo com filme plástico e retorne à geladeira por aproximadamente 3 horas. Cuidado ao cobrir o bolo com o filme plástico, pois poderá grudar na mousse.
Postado Suely Peres

Nenhum comentário: