MATAMBRE RECHEADO

O matambre tem seu nome originado do espanhol ´mata hambre´ (mata a fome), pois quando um bovino é abatido a primeira peça de carne que se retira é esta ´manta´ que envolve a costela.
Quando se compra costela, o matambre é a tira de carne de cor rosada que a envolve, e que deve ser preparada separadamente. Pode ser preparada na grelha ou no espeto, cortada em tiras finas e servida como aperitivo para o churrasco. Outro preparo excelente é enrolar o matambre e recheá-lo com legumes, linguiça e ovos.    
INGREDIENTES
1 unidade de matambre bovino de 1 kg.
sal e pimenta do reino a gosto
2 dentes de alho picado
1 unidade de cebola picada
3 colheres de sopa de vinho branco
De véspera, abra o matambre para que fique um bife de espessura uniforme. Depois, esfregue-o em sal, pimenta do reino, alho e cebola.
Borrife-o com o vinho e deixe descansar por 24 horas. De vez em quando, vire a peça de carne, para que o tempero penetre por igual.
Recheio
3 colheres de sopa de óleo
1litro de caldo de carne a gosto
100 gramas de bacon
2 unidades de cebolas
2 unidades de cenoura
1 unidade de paio ou linguiça calabresa defumada
azeitonas verdes a gosto
sal e pimenta do reino a gosto 
MODO DE PREPARO
No dia seguinte, prepare o recheio. Corte o bacon em pedacinhos e as cebolas em rodelas grossas. Raspe as cenouras e corte-as em palitos.
Elimine a pele do paio (ou linguiça) e corte-o em rodelas. Tire o caroço das azeitonas e pique-as. Junte todos os ingredientes do recheio e tempere com sal, pimenta do reino e vinho, misturando bem.
Coloque o matambre aberto sobre a tábua de carne e distribua o recheio por cima, deixando a borda livre. Em seguida, enrole a carne, prendendo a ponta com palitos. Se quiser amarre o enrolado com uma linha grossa, barbante ou fio para amarrar assado de silicone para firmá-lo bem e evitar que o recheio escape.
Aqueça o óleo na panela de pressão e frite a carne, virando-a para que doure por igual. Acrescente caldo suficiente para cobrir a carne, tampe a panela e cozinhe, mantendo o fogo baixo, por cerca de 1 hora.
Retire do fogo, deixe a panela esfriar um pouco e abra-a para verificar o ponto de cozimento. Se a carne ainda não estiver macia, leve-a de volta ao fogo, acrescentando mais caldo ou água sempre que necessário.
Quando atingir o ponto desejado retire a carne da panela e deixe esfriar. Elimine os palitos, o fio usado e corte o enrolado em fatias.  
Lembro-me quando eu era pequena, fazia o recheio da seguinte forma: uma farofa de manteiga com ovos, azeitonas, bacon frito, milho e ameixas. Fica uma delícia também pois da o contraste do salgado com doce. O Recheio fica a gosto, e também no que temos em casa naquele dia, junta tudo que tem um pouquinho na geladeira, faz uma farofa e está pronto o recheio. Criem, usem a imaginação e o seu gosto. 
Fonte:SOS Noivas

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde Onde compra a carne de matambre em Sao Paulo? Obrigada