CARNE SECA NA MORANGA


INGREDIENTES:


1 moranga média
1 pacote de carne seca de 500g
1 pote de requeijão
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho
½ cebola
1 folha de louro
cheiro verde
orégano.

MODO DE PREPARO:


Preparando a Carne:
Deixe a carne seca de molho de preferência de um dia para outro, na geladeira e troque a água 2 a 3 vezes, pelo menos. Depois, numa panela coloque água para ferver e deite a carne seca. Aguarde levantar fervura, deixe alguns minutos (5 no máximo) e, em seguida, escorra a água. Repita esta operação. Finalmente, coloque água na panela de pressão, aguarde abrir fervura e deite a carne. Deixe na pressão por uns 15 minutos. Retire a carne da panela, espere esfriar e desfie-a.

Refogando a carne:
Numa panela coloque azeite, alho, cebola e a carne desfiada. Tempere com orégano e por último o cheiro verde. Verifique o sal. Retire do fogo, misture com um pote de requeijão e reserve.

A Moranga:
Corte a tampa da moranga e retire as sementes. Passe óleo sobre a casca. Coloque a moranga numa forma com um pouco de água e leve ao forno pré-aquecido. Deixe cozinhar deste jeito, depois, vire a moranga de cabeça para baixo, para melhorar o cozimento interno da abóbora. O tempo de cozimento depende do tamanho da moranga, para saber se está cozida, espete com um garfo na parte interna da moranga. No nosso caso, a moranga cozinhou por uns 60 minutos.

A Finalização:
Retire do forno a abobora cozida e preencha-a com a mistura de carne com requeijão. Por cima coloque o queijo parmesão ralado e retorne ao forno, ainda quente, para gratinar.

Sugestões e Dicas:
Para facilitar a retirada da tampa da abóbora, faça um corte ao redor do talo, puxe o talo, enfie o dedo no buraco e puxe-a para cima.
Você pode cozinhar a tampa retirada da moranga em água com casca, depois raspe para retirar a polpa da abóbora. Esta polpa pode ser misturada à massa do recheio, ou seja, à carne seca com requeijão.

Fonte: Sheila Duarte

Nenhum comentário: